Estudantes conhecem e pensam no futuro com “nave espacial”

Estudantes de escolas públicas de Fortaleza viverão uma grande experiência em uma "nave espacial". Cerca de 900 crianças irão passacoelce unidade movel carreta semi reboque ancar 1r pela Nave Coelce - Planeta Futuro, durante a 1ª Semana de Arte, Cultura e Meio Ambiente, que acontece até sexta-feira (30), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT), do IFCE, e a Coelce. O lançamento da Nave

será nesta quarta (28), às 9 horas, na Escola Conselheiro José Batista de Oliveira, no bairro Pan Americano.

A Nave faz parte do projeto Coelce nas Escolas, um programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela conta com uma Sala de Projeção e Efeitos, onde os alunos assistirão a apresentações em 3D sobre impactos ambientais, como derretimento das geleiras, desmatamento, entre outros.

Na Sala de Entretenimento e Interatividade, outro espaço da Nave Coelce, eles irão brincar de salvar o planeta, com telas touch-screen que os permitem, por exemplo, jogar lixo no lixo com um simples toque, desligar as luzes dos compartimentos de uma residência e identificar sete erros que prejudicam a natureza. Ao final dos jogos, um "Globo Terrestre" soma a pontuação de todos os participantes e, juntos, eles salvam o mundo.

O grupo volta para a Sala de Projeção e Efeitos e vê o resultado da brincadeira. Eles irão assistir a outro vídeo que emociona, agora sobre a reconstrução de reservas ecológicas, reflorestamento e outras ações que giram em torno das soluções para o que havia de errado.

Ecoelce Itinerante e Troca de Lâmpadas

Os alunos e moradores do bairro não só conhecerão a Nave Coelce, como poderão colocar em prática atitudes que unem o útil ao agradável, ajudando a minimizar os impactos ambientais e reduzindo a conta de energia.

Durante toda a semana, o projeto Ecoelce estará de forma itinerante, com um caminhão no local. O Ecoelce troca material reciclável por descontos na fatura de energia. Ganha o cliente, ganha o meio ambiente, já que a reciclagem diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários e a extração de matérias-primas da natureza.

Na carreta do Ecoelce Itinerante, também haverá o Troca de Lâmpadas. Semelhante ao Ecoelce, o projeto diminui os impactos no bolso do consumidor e no meio ambiente. Para se ter ideia, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes. Por isso, a companhia estimula a substituição das lâmpadas que consomem mais, por outras mais eficientes.

Coelce nas Escolas

O Coelce nas Escolas já beneficiou cerca de 450 escolas do Ceará, formando crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em educação ambiental, com ideias sustentáveis para salvar o planeta.

Com a metodologia desenvolvida pelo Procel/Cima, da Eletrobrás, o projeto ainda capacita educadores para trabalharem, junto aos alunos e à comunidade, aspectos da importância do combate ao desperdício de energia.

A peça teatral "As aventuras do Lampinha" acompanha o Coelce nas Escolas aonde o projeto vai. De forma lúdica, fazendo rir e ensinando, a personagem Lampinha encara situações do cotidiano que demonstram hábitos eficientes e seguros com relação ao uso da energia elétrica.


SERVIÇO:
Lançamento da Nave Coelce
Dia: 28 de março, às 9 horas
Local: Escola Conselheiro Batista de Oliveira, Rua Goiás, bairro Pan Americano

 

Fonte: https://www.coelce.com.br/sobrecoelce/noticias/escola-coelce-nave.aspx

Confira estes posts

Aratuba recebe a loja móvel da Handara

06 Agosto 2014
Aratuba recebe a loja móvel da Handara

A loja móvel da Handara em Aratuba é uma excelente oportunidade para boas compras.    

Destroyer Biodesinfecção Mata o Covid-19

17 Agosto 2020
Destroyer Biodesinfecção Mata o Covid-19

 DESTROYER BIODESINFECÇÃO MATA COVID-19​ EM POUCOS SEGUNDOS

Quixadá recebeu a loja da Handara pela terceira vez e agrada clientes

12 Junho 2014
Quixadá recebeu a loja da Handara pela terceira vez e agrada clientes

Quixadá > A cidade com um dos comércios mais aquecidos no Sertão Central, Quixadá, recebeu a loja móvel da Handara pela terceira vez em dois anos.

Ônibus BrincarMóvel recebe visitas do público até hoje (1º) na Reitoria

26 Março 2015
Ônibus BrincarMóvel recebe visitas do público até hoje (1º) na Reitoria

O BrincarMóvel foi inaugurado na tarde da última sexta-feira (27) e já foi aprovado pelo público-alvo: as crianças. Estacionado nos jardins da Reitoria da UFC, o veículo foi aberto ao...

Ceará ganha Unidade Móvel de Empreendedorismo

23 Julho 2013
Ceará ganha Unidade Móvel de Empreendedorismo

CEARÁ – O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), entrega aos cearenses nesta quarta-feira (24), na Praça do Ferreira, a Unidade Móvel de...