Estudantes conhecem e pensam no futuro com “nave espacial”
Estudantes de escolas públicas de Fortaleza viverão uma grande experiência em uma "nave espacial". Cerca de 900 crianças irão passar pela Nave Coelce - Planeta Futuro, durante a 1ª Semana de Arte, Cultura e Meio Ambiente, que acontece até sexta-feira (30), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT), do IFCE, e a Coelce. O lançamento da Nave
será nesta quarta (28), às 9 horas, na Escola Conselheiro José Batista de Oliveira, no bairro Pan Americano.
A Nave faz parte do projeto Coelce nas Escolas, um programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela conta com uma Sala de Projeção e Efeitos, onde os alunos assistirão a apresentações em 3D sobre impactos ambientais, como derretimento das geleiras, desmatamento, entre outros.
Na Sala de Entretenimento e Interatividade, outro espaço da Nave Coelce, eles irão brincar de salvar o planeta, com telas touch-screen que os permitem, por exemplo, jogar lixo no lixo com um simples toque, desligar as luzes dos compartimentos de uma residência e identificar sete erros que prejudicam a natureza. Ao final dos jogos, um "Globo Terrestre" soma a pontuação de todos os participantes e, juntos, eles salvam o mundo.
O grupo volta para a Sala de Projeção e Efeitos e vê o resultado da brincadeira. Eles irão assistir a outro vídeo que emociona, agora sobre a reconstrução de reservas ecológicas, reflorestamento e outras ações que giram em torno das soluções para o que havia de errado.
Ecoelce Itinerante e Troca de Lâmpadas
Os alunos e moradores do bairro não só conhecerão a Nave Coelce, como poderão colocar em prática atitudes que unem o útil ao agradável, ajudando a minimizar os impactos ambientais e reduzindo a conta de energia.
Durante toda a semana, o projeto Ecoelce estará de forma itinerante, com um caminhão no local. O Ecoelce troca material reciclável por descontos na fatura de energia. Ganha o cliente, ganha o meio ambiente, já que a reciclagem diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários e a extração de matérias-primas da natureza.
Na carreta do Ecoelce Itinerante, também haverá o Troca de Lâmpadas. Semelhante ao Ecoelce, o projeto diminui os impactos no bolso do consumidor e no meio ambiente. Para se ter ideia, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes. Por isso, a companhia estimula a substituição das lâmpadas que consomem mais, por outras mais eficientes.
Coelce nas Escolas
O Coelce nas Escolas já beneficiou cerca de 450 escolas do Ceará, formando crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em educação ambiental, com ideias sustentáveis para salvar o planeta.
Com a metodologia desenvolvida pelo Procel/Cima, da Eletrobrás, o projeto ainda capacita educadores para trabalharem, junto aos alunos e à comunidade, aspectos da importância do combate ao desperdício de energia.
A peça teatral "As aventuras do Lampinha" acompanha o Coelce nas Escolas aonde o projeto vai. De forma lúdica, fazendo rir e ensinando, a personagem Lampinha encara situações do cotidiano que demonstram hábitos eficientes e seguros com relação ao uso da energia elétrica.
SERVIÇO:
Lançamento da Nave Coelce
Dia: 28 de março, às 9 horas
Local: Escola Conselheiro Batista de Oliveira, Rua Goiás, bairro Pan Americano
Fonte: https://www.coelce.com.br/sobrecoelce/noticias/escola-coelce-nave.aspx