Câmara programa ação nos bairros da Capital
Somente em março os serviços anunciados pelo presidente do Legislativo municipal terão início na periferia de Fortaleza
O Legislativo Municipal de Fortaleza adiou o início das atividades do "Câmara Móvel", inaugurado na abertura dos trabalhos deste ano, no dia 1°fevereiro e apresentado como a novidade para esta legislatura. O equipamento é um trailer que vai percorrer terminais de ônibus e os bairros da cidade levando informações sobre o exercício da cidadania e prestando serviços à comunidade, mas como o cronograma de visitas ainda não está completo, elas devem começar somente a partir do início do próximo mês de março.
O veículo denominado de "Câmara Móvel" custou ao Legislativo R$ 74 mil e foi anunciado pelo presidente Salmito Filho (PT) como a "surpresa" que o petista esteve preparando, durante o recesso, para os vereadores e para a população, que durante uma pesquisa realizada pelos próprios parlamentares pediu a presença mais efetiva dos vereadores nas ruas e bairros da cidade.
Ao inaugurar o equipamento, o vereador Salmito Filho (PT) disse que o trailer já estaria nas ruas a partir do dia oito de fevereiro, no entanto, o veículo, adaptado para funcionar como uma sala do empreendedor individual e outra que vai funcionar como ouvidoria, se manteve estacionado no pátio externo da Câmara Municipal durante toda a última semana.
Equipes
A coordenadora da sala do empreendedor, Janemary Monteiro, que está à frente dos trabalhos do "Câmara Móvel" informou que as equipes que irão trabalhar com aquele equipamento já foram formadas e justificou o atraso no início das atividades normais do pessoal afirmando que o cronograma de visitas aos terminais e aos bairros ainda não foi concluído.
Janemary reafirmou que as visitas do "Câmara Móvel" devem começar pelos terminais de ônibus onde acontecem, diariamente, as maiores concentrações de fortalezenses, mas não adiantou qual deles vai receber a primeira visita. Em cada terminal, o equipamento vai permanecer por uma semana.
Depois de visitar os terminais de ônibus, o "Câmara Móvel" vai estar em diversos bairros de Fortaleza e todos os vereadores poderão solicitar a presença do equipamento nos bairros onde mantêm suas bases eleitorais, de forma a que estejam presentes, quando das visitas, para aproximarem mais ainda os contatos com as bases eleitorais.
De acordo com Janemary, estarão na sala do empreendedor individual do "Câmara Móvel" representantes de vários órgãos ligados ao comércio para auxiliar no trabalho do empreendedor que tiver dúvidas sobre a atividade que exerce.
Além de representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), vai estar no trailer uma funcionário emitindo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) dos empreendedores.
O "Câmara Móvel" também vai contar, segundo a servidora da Câmara Municipal, com uma pessoa cedida pelo Banco do Brasil para fornecer informações sobre o acesso a linhas de créditos destinadas a empreendedores individuais e um representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclarecendo aos interessados sobre todos os benefícios concedidos pelo sistema nacional de previdência social.
Por todos os terminais de ônibus e bairros da Capital cearense onde o "Câmara Móvel" passar, o equipamento vai levar um representante da ouvidoria parlamentar do Legislativo de fortaleza que vai escutar a população sobre os trabalhos da Casa e fazer um relatório para conhecimento dos vereadores.
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/camara-programa-acao-nos-bairros-da-capital-1.738656